A actual sociedade de conhecimento e da informação introduziu profundas alterações nas organizações, designadamente nos seus sistemas de produção e nas formas de organização do trabalho, com implicações no desenho organizacional e na qualificação dos seus recursos humanos.
As organizações tendem a adaptar-se a estas mudanças de forma a reagir aos novos factores de competitividade, reduzindo custos, apostando na qualidade, na inovação , no cumprimento de prazos, na satisfação do cliente e no redesenho das funções de produção.
Destaque-se como uma das grandes alterações sofridas nestes contextos a introdução maciça das tecnologias da informação e da comunicação e dos equipamentos associados às mesmas, e as alterações funcionais e organizacionais que dela decorrem.
No quadro actual, o objectivo global das actividades administrativas e financeiras é o de gerir os recursosde informação e financeiros, disponibilizando-os a todos os órgãos (internos e externos) da organização.
Na função financeira incluem-se as actividades de obtenção, utilização e controlo dos meios/recursos financeiros necessários à actividade da organização, de acordo com as normas, internas e externas, previamente estabelecidas.
No âmbito da contabilidade e fiscalidade, em particular, salientam-se as actividades de organização, registo, tretamento e arquivo de dados contabilísticos da empresa/instituição, nomeadamente com o objectivo de fornecer à gestão os dados necessários à elaboração de análises periódicas da situação económico-financeira da organização. A oferta de formação nesta área deve, neste contexto, acompanhar a evolução recente.
Para além da quisição de competências técnicas e teóricas nos domínios finaceiro e contabilístico, é de considerar, igualmente, a necessidade de utilizar de forma adequada as novas tecnologias (a info-literacia), designadamente ao nível de execução, gestão e análise contabilística através de aplicações informáticas próprias.
A par destas competências, exige-se, ainda, um razoável domínio quer da língua falada e escrita, quer do cálculo. De facto, as competências comunicacionais, em particular, são exigidas pelas funções associadas à produção , gestão e disponibilização de informação, sobretudo escrita, no quadro dos contactos que é necessário estabelecer com uma grande diversidade de interlocutores, em especial, com os órgãos de gestão, mas também com factores externos, entre outros, os clientes da organização.
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Início curso- Maio de 2009
Fim curso- Setembro de 2010
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